quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Artigo : Dia dos Professores

SER PROFESSOR

Dia 15 de outubro, Dia do Professor! Comemorar, refletir, interiorizar, superar? São tantas interrogações e tantas incertezas.
O mundo passa por aceleradas transformações sociais, econômicas, políticas, culturais… Os avanços na ciência e na tecnologia dão origem a novos paradigmas, desafiando-nos a assumir uma postura com mentalidade mais abrangente, progressista e humana.
Nunca a inserção dos educadores no contexto global foi tão indispensável como neste momento, pois, por meio deles, abrem-se muitas possibilidades e, como afirma Paulo Freire, “faz emergir a educação que, não podendo tudo, pode alguma coisa.”
Nós, professores, devemos acreditar:
- na educação como única opção para o pleno desenvolvimento e crescimento cultural de uma nação;
- no ser humano como indivíduo com potencial;
- na disciplina e na ética profissional;
- na fé e no amor como valores imutáveis;
- nas boas relações para a eficácia das organizações;
- no compromisso em ouvir o aluno com empatia;
- na avaliação formativa como um processo justo;
- na qualidade da práxis pedagógica em busca do desenvolvimento do processo crítico da aprendizagem e da permanência do aluno na escola, evitando a reprovação e a evasão.
Precisamos acreditar numa educação mais justa, igualitária e desafiadora. Em nossas mãos encontram-se crianças, jovens e adultos de diferentes culturas e etnias a quem podemos transformar de simples alunos a sábios expoentes. Boicotar ideias, possibilidades, iniciativas dos alunos são situações a que um professor está sujeito. No entanto, a dedicação, o entusiasmo, a competência, a fé, a ética e o amor devem estar vinculados entre si impregnando o eu de cada educador.
Mudar é um processo penoso. Romper paradigmas, buscar a libertação de uma cultura educacional norteada pela onipotência requer, antes de tudo, desejo. Somente por meio da nossa vontade permitiremos o crescimento e a reconstrução de nosso fazer em sala de aula. Esse é um processo pessoal, de dentro para fora. Somos Professores, e este é o nosso dia. Comemorá-lo depende de nossas crenças e, diria, até da nossa vocação. Vamos comemorar?  Feliz dia do professor.
NEIVA MARIA CALLIARI
Professora da Ulbra, Campus Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário